fbpx

Você reage de forma anormal diante de algumas situações?

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Talvez você esteja preocupado com um problema no trabalho ou na escola do seu filho. Talvez você sinta borboletas no estômago enquanto espera pelos resultados de um exame médico. Talvez você fique nervoso ao dirigir para casa no trânsito da hora do rush, enquanto os carros passam acelerando e ziguezagueando entre as pistas.

Na vida, todo mundo experimenta ansiedade de vez em quando. Isso inclui adultos e crianças. Para a maioria das pessoas, os sentimentos de ansiedade vêm e vão, durando apenas um curto período de tempo. Alguns momentos de ansiedade são mais breves do que outros, durando de alguns minutos a alguns dias.

Mas para algumas pessoas, esses sentimentos de ansiedade são mais do que apenas preocupações passageiras ou um dia estressante no trabalho. Sua ansiedade pode não desaparecer por muitas semanas, meses ou anos. Pode piorar com o tempo, às vezes se tornando tão grave que interfere na sua vida diária. Quando isso acontece, você pode estar desencadeando um Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Embora os sintomas de ansiedade variem de pessoa para pessoa, em geral o corpo reage de uma forma muito específica à ansiedade. Quando você se sente ansioso, seu corpo fica em alerta máximo, procurando por possíveis perigos e ativando suas respostas de luta ou fuga. Alguns sintomas comuns de ansiedade incluem:

  • nervosismo, inquietação ou estar tenso
  • sentimentos de perigo, pânico ou pavor
  • aumento da frequência cardíaca
  • respiração rápida ou hiperventilação
  • sudorese aumentada ou intensa
  • tremores ou espasmos musculares
  • fraqueza e letargia
  • dificuldade em se concentrar ou pensar claramente sobre qualquer coisa que não seja a coisa com a qual você está preocupado
  • insônia
  • problemas digestivos ou gastrointestinais, como gases, constipação ou diarreia
  • um forte desejo de evitar as coisas que desencadeiam sua ansiedade
  • obsessões sobre certas ideias

O que causa a ansiedade?

Não há uma causa específica que explique a ansiedade. Atualmente, acredita-se que certas experiências traumáticas podem desencadear ansiedade em pessoas propensas a isso. A genética também pode desempenhar um papel na ansiedade. Em alguns casos, a ansiedade pode ser causada por um problema de saúde subjacente e pode ser os primeiros sinais de uma doença física, e não mental.

Quando devo me preocupar?

Quando as preocupações se tornam excessivas, persistentes e difíceis de controlar, associadas à sintomas como fadiga, irritabilidade, alterações de sono, dentre outros, podemos estar diante de um Transtorno Ansioso. Sem tratamento, sua ansiedade pode não desaparecer e pode piorar com o tempo. 

Você deve procurar ajuda se:

  • sente que está se preocupando tanto que está interferindo em sua vida diária (incluindo higiene, escola ou trabalho e sua vida social)
  • sua ansiedade, medo ou preocupação é angustiante para você e difícil de controlar
  • está usando álcool ou outras drogas para lidar com essas emoções
  • tem a sensação de que sua ansiedade é causada por um problema de saúde mental subjacente
  • está tendo pensamentos ou comportamentos suicidas (se sim, lique imediatamente para 188 – CVV)

Além da ajuda profissional, o que posso fazer para aliviar minha ansiedade?

Embora tomar medicamentos e conversar com um terapeuta possa ajudar a tratar a ansiedade, lidar com os sintomas ansiosos tarefa contínua. Felizmente, existem muitas mudanças simples no estilo de vida que podem ajudá-lo a aliviar ainda mais sua ansiedade:

Faça exercício. Configurar uma rotina de exercícios ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Se você é normalmente sedentário, comece com apenas algumas atividades e continue adicionando mais ao longo do tempo.

Evite álcool e drogas recreativas. O uso de álcool ou drogas pode causar ou aumentar sua ansiedade. Se você tiver problemas para parar, consulte um especialista ou procure um grupo de apoio para obter ajuda.

Pare de fumar e reduza ou pare de consumir bebidas com cafeína. A nicotina em cigarros e bebidas com cafeína, como café, chá e bebidas energéticas, podem piorar a ansiedade.

Experimente técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse. Fazer meditação, repetir um mantra, praticar técnicas de visualização e fazer ioga podem promover o relaxamento e reduzir a ansiedade.

Durma o suficiente. A falta de sono pode aumentar os sentimentos de inquietação e ansiedade. 

Atenha-se a uma dieta saudável. Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, como frango e peixe.

Dicas Importantes:

Ser consistente. Siga o plano de tratamento que seu profissional de saúde mental lhe dá, tomando sua medicação conforme indicado e participando de todas as suas consultas de terapia. Isso ajudará a manter os sintomas do transtorno de ansiedade afastados.

Conheça a si mesmo. Descubra o que desencadeia sua ansiedade e pratique as estratégias de enfrentamento que você criou com seu profissional de saúde mental para que você possa lidar melhor com sua ansiedade quando ela for desencadeada.

Obtenha suporte. Considere participar de um grupo de apoio onde você possa compartilhar suas experiências e ouvir outras pessoas que lidam com transtornos de ansiedade.

Agite as coisas. Não deixe a ansiedade tomar conta da sua vida. Se você se sentir sobrecarregado, interrompa seu dia fazendo uma caminhada ou fazendo algo que afaste sua mente de suas preocupações ou medos.

Rolar para cima