fbpx

Você dorme a noite, mas fica sonolento durante o dia?

Você tem lutado para adormecer ou permanecer dormindo à noite? Você acorda exausto com a sensação de que não descansou ou se sente sonolento durante o dia? 

Se uma noite de sono tranquila se tornou um momento raro na sua vida, você pode estar desenvolvendo algum tipo de distúrbio do sono.

A insônia é um dos sintomas mais comuns entre os distúrbios do sono e atinge mais de 40% da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A insônia é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo à noite, resultando em um sono não reparador ou não restaurador. É um problema muito comum, que afeta sua energia, o humor e a capacidade de funcionar durante o dia. A insônia pode se tornar crônica e pode contribuir para sérios problemas de saúde.

Algumas pessoas têm grande dificuldade para dormir, não importa o quão cansadas estejam. Outras acordam no meio da noite e ficam acordadas por horas, olhando ansiosamente para o relógio. Mas, como pessoas diferentes precisam de quantidades diferentes de sono, a insônia é definida pela qualidade do seu sono e como você se sente depois de dormir, não pelo número de horas que dorme ou pela rapidez com que consegue adormecer. Mesmo que você passe oito horas por noite na cama, se sentir sonolento e cansado durante o dia, pode estar com insônia.

Embora a insônia seja a queixa de sono mais comum, não é o único distúrbio do sono. Existem dezenas de distúrbios do sono, que podem surgir em qualquer idade.

As causas mais comuns de insônia incluem:

– Estresse – Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer. Acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de insônia.

– Ansiedade – Ansiedade diária, bem como alguns transtornos de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático, pode atrapalhar o sono.

– Depressão – Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão.

– Problemas de saúde – Casos como a artrite, câncer, doença cardíaca, pulmonar, gastrointestinais, neurológicas, são alguns fatores e motivos de insônia nas pessoas.

– Medicamentos – medicamentos como antidepressivos, controle da pressão arterial e corticoides também podem interferir no sono. O uso da cafeína e álcool também são estimulantes que desencadeiam a insônia.

– Alteração de hábitos – Mudanças no ambiente ou nos horários de trabalho costumam alterar o ritmo circadiano e cardíaco do corpo, dificultando o sono. Outros hábitos ruins como dormir em horários diurnos, ter atividades que estimulam o cérebro antes de dormir, ambientes iluminados e o uso de eletrônicos são causas comuns da insônia.

Os sintomas da insônia incluem:

  • Dificuldade em adormecer apesar de estar cansado.
  • Acordar com frequência durante a noite.
  • Dificuldade para voltar a dormir ao acordar.
  • Sono não revigorante.
  • Depender de pílulas para dormir ou álcool para adormecer.
  • Acordar muito cedo pela manhã.
  • Sonolência diurna, fadiga ou irritabilidade.
  • Dificuldade de concentração durante o dia

Como você pode gerenciar o seu sono:

A boa notícia é que a maioria dos casos de insônia pode ser resolvida com mudanças que você pode fazer por conta própria.

Bons hábitos de sono podem ajudar a prevenir a insônia e promover uma boa noite de sono:

  • Mantenha sua hora de dormir e acordar consistente diariamente, incluindo fins de semana.
  • Mantenha-se ativo – a atividade regular ajuda a ter uma boa noite de sono.
  • Verifique seus medicamentos para ver se eles podem contribuir para a insônia e converse com seu médico a respeito para avaliar mudanças possíveis.
  • Evite ou limite cochilos.
  • Evite ou limite a cafeína e o álcool e não use nicotina.
  • Evite grandes refeições e bebidas antes de dormir.
  • Torne seu quarto confortável para dormir.
  • Crie um ritual relaxante para dormir, como tomar um banho morno, ler ou ouvir música suave.

Quando devo me preocupar e buscar ajuda?

Os problemas relacionados ao sono geralmente podem ser melhorados com hábitos regulares de sono. Se seus problemas de sono persistirem ou interferirem no seu funcionamento diário, você deve procurar avaliação e tratamento com um especialista. A Humanitá pode te auxiliar nesta demanda! Marque sua consulta!

Rolar para cima