fbpx

Você fica apreensivo constantemente?

Todo mundo pode se sentir nervoso em um momento ou outro. Parece uma combinação de ansiedade, pavor e excitação ao mesmo tempo. As palmas das mãos podem ficar suadas, a frequência cardíaca pode aumentar e você pode sentir uma sensação estranha no estômago.

Qualquer coisa que cause apreensão ou medo pode levar a sentimentos de nervosismo. Eles podem ser causados ​​por experiências boas e negativas, como um primeiro encontro, uma entrevista de emprego ou um funeral.

Por que nos sentimos nervosos?

O nervosismo é um sentimento comum causado pela resposta ao estresse do seu corpo. Isso envolve uma série de respostas hormonais e fisiológicas que ajudam a prepará-lo para lidar com uma ameaça percebida ou imaginada.

Seu corpo se prepara para lutar ou fugir de uma ameaça aumentando a produção de adrenalina. Quase instantaneamente, seu coração começa a bater mais rápido, sua pressão arterial aumenta e sua respiração acelera, aumentando seu estado de alerta e energia. Essa resposta pode resultar em sentimentos de nervosismo e ansiedade.

Como o nervosismo é diferente de um transtorno de ansiedade?

O nervosismo é uma resposta natural a um evento estressante. É temporário e resolve quando o estresse passa. Pode ser controlado, mesmo se você for alguém mais propenso a sentimentos nervosos. Embora o nervosismo seja um sintoma comum de transtornos de ansiedade, eles não são a mesma coisa.

Os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de vários fatores complexos, incluindo genética, química cerebral e eventos da vida. Os transtornos de ansiedade também são duradouros e incontroláveis quando não são tratados. Pessoas com um transtorno de ansiedade geralmente experimentam sentimentos graves de nervosismo ou preocupação. Esses sentimentos podem surgir com frequência e sem um estressor óbvio.

O que você pode fazer para superar o nervosismo

O nervosismo é uma reação normal a certas situações. Com essas dicas e um pouco de prática, você pode aprender como evitar que seus nervos tirem o melhor de você.

– Não tenha medo do nervosismo – em uma situação desconfortável, lembre-se de que o nervosismo é normal e pode até ser útil. A maioria de nós se sente assim quando se depara com novos desafios e oportunidades. Em última análise, essas experiências nos ajudam a crescer.

– Esteja preparadoexistem algumas situações para as quais você pode se preparar com antecedência, como por exemplo reuniões de trabalho, encontros amorosos, eventos sociais, entrevista de emprego, etc.

– Acredite em si mesmo e mantenha o pensamento positivo – a falta de confiança ou a preocupação de que você vai errar muitas vezes são os culpados pelo nervosismo. Quando você começar a duvidar de suas habilidades, encontre maneiras de se colocar em um estado de espírito mais positivo.

– Fale com alguémligue para alguém em quem você confie. Compartilhar seus sentimentos com alguém com quem você se sente confortável ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Eles podem ajudá-lo a ver a situação de uma forma mais racional.

– Experimente uma técnica de relaxamentoAprender a relaxar é importante para superar o nervosismo e controlar o estresse em geral. Os exercícios de respiração são apenas uma maneira de praticar o relaxamento.

Quando devo buscar ajuda?

Como dissemos, o nervosismo pode ser uma reação natural diante de uma situação estressante. Porém, esse sintoma é temporário e acaba logo que a situação estressante passa.

Se você ou alguém próximo de você vive nervoso ou apresenta constantes sensações de irritabilidade, taquicardia, descontrole emocional, dor abdominal, dor de cabeça, angústia, sem um motivo evidente, pode estar sofrendo de um transtorno de humor que requer ajuda profissional. Esteja atento aos sinais!

Rolar para cima