fbpx

Você sente raiva com frequência e às vezes parece incontrolável?

Todo mundo já sentiu raiva em algum momento da vida.  É normal e saudável sentir raiva de vez em quando em resposta a certas situações. Mas às vezes as pessoas experimentam uma raiva incontrolável, que muitas vezes aumenta, mesmo diante de uma pequena provocação. Nesse caso, a raiva não é uma emoção normal, mas pode ser um grande problema. Sentir raiva com frequência não é saudável. Não é uma boa maneira de levar a vida e pode prejudicar nossa saúde geral.

A raiva em si não constitui um transtorno mental pois não há diagnóstico definido para problemas de raiva na nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Porém ela é um sintoma que, associado a outros, pode indicar um transtorno subjacente.

O que pode causar a raiva?

A raiva pode ter vários fatores. Alguns gatilhos comuns de raiva incluem:

  • problemas pessoais, como perder uma promoção no trabalho ou dificuldades de relacionamento
  • um problema causado por outra pessoa cuja consequência te atingiu diretamente
  • cancelamento ou mudança de planos
  • um evento como trânsito ruim ou se envolver em um acidente de carro
  • memórias de um evento traumático

Quais sinais podem indicar que a raiva não é normal?

  • Quando a raiva traz prejuízos aos relacionamentos pessoais e/ou vida social
  • Quando você se sente constantemente impaciente, irritado e hostil
  • Discutir com os outros com frequentemente e ficar mais irritado que o normal
  • Ser fisicamente violento quando você está com raiva
  • Ameaça de violência contra pessoas ou seus bens
  • Sentir-se incapaz de controlar sua raiva
  • Sentir-se compelido a fazer coisas violentas ou impulsivas, como dirigir de forma imprudente

O que pode acontecer se a raiva “anormal” não for tratada?

Se você não lidar com seu problema de raiva, pode um dia chegar a um ponto em que faça algo extremo e lamentável. A violência é um resultado possível. Você pode ficar com tanta raiva e acabar machucando a si mesmo ou a alguém de quem gosta sem a intenção de fazê-lo.

Se você suspeitar que tem um problema de raiva que excede a normalidade, é importante procurar um profissional que o ajudará a identificar os gatilhos que levam aos ataques de raiva e também o orientará no desenvolvimento de habilidades comportamentais que o auxiliarão a lidar com sua raiva.

Como você pode gerenciar sua raiva?

Além de buscar um profissional para ajudá-lo, você também pode recorrer a algumas técnicas de fácil aplicação, que são úteis para auxiliá-lo no controle da raiva.

Técnicas de relaxamento

Isso inclui respirar profundamente e imaginar cenas relaxantes em sua mente. Ao tentar relaxar, respire profundamente enchendo de ar seus pulmões, inspirando e expirando lentamente de forma controlada. Repita uma palavra ou frase que te traga calma, como “relaxe” ou “tenha calma”.

Você também pode visualizar uma experiência ou cena que te traga paz, seja de sua memória ou imaginação. Exercícios lentos, semelhantes a ioga, também podem ajudar a relaxar o corpo e fazer você se sentir mais calmo.

Procure mudar a forma de Pensar

Mudar a maneira como você pensa pode mudar a maneira como você expressa sua raiva. Quando uma pessoa sente raiva, muitas vezes é fácil para ela pensar dramaticamente, enxergando apenas o pior cenário. Tente não pensar assim!

Evite usar as palavras “sempre” e “nunca” em seus pensamentos e fala. Esses termos são imprecisos e podem fazer você sentir que sua raiva é justificada, o que a torna pior. 

Pense em Soluções e não foque no problema

A raiva pode ser causada por problemas muito reais. Embora alguma raiva seja justificada quando algo não sai como planejado, não é a raiva que o ajudará a resolver o problema. A melhor maneira de abordar uma situação que está deixando você com raiva é não se concentrar no problema, mas focar nas maneiras de solucioná-lo.

Não fique chateado se a forma como o problema acaba sendo resolvido não é exatamente como você planejou. Apenas faça o seu melhor esforço.

Ouça e Comunique-se!

Quando as pessoas ficam com raiva, elas tendem a tirar conclusões precipitadas, que podem ser imprecisas. Quando você estiver tendo uma discussão raivosa, diminua a velocidade e pense em suas respostas antes de atacar. Lembre-se de ouvir a outra pessoa na conversa. Uma boa comunicação pode ajudá-lo a resolver problemas antes que sua raiva aumente.

Rolar para cima