fbpx

Você se sente sozinho?

Os seres humanos são animais instintivamente sociais. É natural que nos sintamos sozinhos ou solitários quando estamos isolados dos outros. Como uma espécie tribal, nossos cérebros se adaptaram para depender de conexões sociais como meio de sobrevivência. De acordo com o neurocientista John Cacioppo “a ausência de conexão social desencadeia os mesmos alarmes primitivos que fome, sede e dor física”. Simplificando: “Os humanos não se dão bem se estão sozinhos”.

No entanto, a vida moderna, com todas as suas conveniências, levou a um aumento acentuado do isolamento, agravado por outros eventos, como é o caso da pandemia de Covid19. Como resultado, a solidão está em ascensão!

Quanto mais sozinhos nos sentimos, mais começamos a ter pensamentos de não pertencer ou de nos sentirmos rejeitados pelos outros. Um espaço isolado é o terreno fértil perfeito para pensamentos negativos e autocríticos.

O que causa a solidão?”

Embora nossas vozes internas críticas possam nos dizer o contrário, na realidade, não há nada inerentemente errado conosco que nos leve a ser solitários. É um equívoco comum que as pessoas são solitárias porque têm poucas habilidades sociais. Existem vários fatores que levam os indivíduos a se sentirem solitários. Algumas causas da solidão são:

  • Ambiente  – A solidão é muitas vezes desencadeada pelo ambiente. Se alguém mora em uma área isolada ou se mudou recentemente para um novo local, é mais suscetível à solidão. 
  • Circunstâncias – Circunstâncias dolorosas da vida, como divórcio, perda, pandemias, guerras ou outras podem aumentar os sentimentos de solidão.
  • Pensamentos e Atitudes –  A maneira como pensamos e sentimos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor também pode desencadear a solidão.
  • Fatores Psicológicos – sentimentos de hostilidade ou desamparo, histórico de abuso (físico ou psicológico), dificuldades de comunicação, fobia social, dentre outros podem levar a sentimentos de solidão.

Por que devo me preocupar com a solidão?

Embora os períodos de solidão sejam comuns e possam passar rapidamente, a solidão pode ser uma condição crônica com efeitos graves e prejudiciais à saúde física e mental. Os efeitos da solidão de longo prazo na saúde psíquica incluem diminuição da qualidade do sono, saúde enfraquecida e até aumento da mortalidade. Enquanto os efeitos sobre a saúde mental incluem depressão, timidez, fobia social, dentre outros.

 Quando estamos sozinhos, é mais provável que vejamos as coisas através de um filtro negativo. Podemos sentir que o mundo ao nosso redor é ameaçador ou está além do nosso controle. Isso torna difícil reunir energia e coragem para encontrar a felicidade e a mudança.

Como posso parar de me sentir tão sozinho?”

A solidão não é uma condição imutável. Existem ações que você pode tomar para combater o sentimento de solidão e começar a ter conexões sociais mais significativas em sua vida.

– Evite o isolamento – Pergunte a você mesmo: Quando me sinto mais sozinho? Quando me sinto menos sozinho? Quais atividades eu mais gosto? Existe alguém com quem eu me sinta bem em passar tempo? As respostas podem ajudá-lo a criar uma estratégia eficaz para se libertar do isolamento. 

– Procure interações de qualidade

– Pratique a generosidade -O voluntariado é um ótimo exercício para pensar fora de si mesmo e muitas vezes lhe dá a oportunidade de se conectar com novas pessoas.

Rolar para cima